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TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

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EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Por que os air bags abrem quando o carro bate

Componentes: Gabriel Coutt, Matias F. Martinelli, Vagner Doro
Turma: 102

Desde sua criação, nos anos 80, os air bags já salvaram milhares de vidas. Se você colidir com algo, seu air bag pode inflar em menos de um décimo de segundo para protegê-lo das forças de uma colisão frontal.
Existem três partes em um air bag. Há a bolsa, feita de um tecido fino de náilon, que fica dobrada dentro do volante ou do painel do veículo. Há também o sensor que comanda a bolsa para que ela infle. Ele detecta uma força de colisão equivalente a um choque contra uma parede de alvenaria a uma velocidade de 16 a 24 km/h.
Finalmente, há o sistema de inflação. Os airbags são inflados pelo equivalente a um propulsor de foguete sólido. O ácido de sódio (NaN3) e o nitrato de potássio (KNO3) reagem muito rapidamente, produzindo um grande pulso de gás nitrogênio quente. Isto faz com que a bolsa infle, pulando para fora do volante ou painel quando se expande. Cerca de um segundo depois, a bolsa já está se desinflando, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro. É por isso que ela possui muitos orifícios.
O air bag é um dispositivo destinado a proteger motoristas e passageiros em caso de colisão. Para haver um perfeito funcionamento, o sistema envolve os seguintes mecanismos: - sensores localizados na parte frontal do veículo; - um dispositivo onde há substâncias químicas que reagem entre si quando recebem um impulso. - uma bolsa plástica que fica acondicionada dentro do ponto central do volante de direção. No caso do passageiro, a bolsa está localizada no painel logo acima do porta-luvas. Mas como a bolsa plástica se enche subitamente no caso de uma colisão? E de onde vêm os 70 litros de ar que faz inflar o saco antes da colisão? Na verdade, se trata de um gás que provém de uma reação química de decomposição. Veja como funciona: O airbag é formado por um dispositivo que contém a mistura química de NaN3 (azida de sódio), KNO3 e SiO2 que é responsável pela liberação do gás. Esse dispositivo está acoplado a um balão que fica no painel do automóvel e quando ocorre uma colisão (ou desaceleração), os sensores localizados no pára-choque do automóvel transmitem um impulso elétrico (faísca) que causa a detonação da reação. Alguns centésimos de segundo depois, o airbag está completamente inflado, salvando vidas, veja as equações : 1. NaN3→ 2 Na + 3N2 2. 10 Na + 2 KNO3 → K2O + 5 Na2O + N2 3. K2O + Na2O + SiO2 → silicato alcalino Os airbags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento dos ocupantes para frente em fortes colisões, eles fornecem uma proteção adicional reduzindo os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax. Veja agora algumas imagens:























Bibliografia:
www.google.com/ como funcionam os air bags
www.google.com/ air bags
www.google.com/ air bags/imagens
www.google.com/ objetivo dos air bags

2 comentários:

  1. o mais afuuuuh
    sahsahsahsahhsahashas
    estilera¹²³
    =]~~
    by
    Gabriel Coutt Turma:102

    ResponderExcluir
  2. naum poderia ser melhor
    feito pelos mais fera e estilera¹²³
    sahsahsahhsahashsa
    Vagner Doro Turma:102

    ResponderExcluir