Diego Erhart,
Jonas Mazzochi,
Michael Maciel Bezutti
Turma: 102
Fluorescência e fosforescência
Alguns materiais, quando absorvem radiação ultra violeta ou outras formas de raiação, emitem de volta luz visível.
Esse fenômeno é chamado genericamente de luminescência. Quando a emissão ocorre imediatamente após a incidência da radiação ultravioleta, o fenômeno é chamado fluorescência; se por outro lado, a emissão demorar alguns segundos ou até mesmo algumas horas, chamamos de fosforescência. Os interruptores de luz que brilham no escuro baseiam-se na fosforescência.
Bioluminescência
Bioluminescência (do grego "bios" (vida) e do latim "lúmen" (luz)) é a produção e emissão de luz fria por um organismo vivo, como resultado de uma reação química durante a qual energia química é transformada em energia luminosa.
No caso dos vaga-lumes ou pirilampos, o substrato de uma proteína denominada luciferina, é oxidada por uma enzima, denominada luciferase. Nessa reação, a luciferase oxida a luciferina consumindo uma molécula de trifosfato de adenosina (ATP). A molécula de luciferina, agora excitada energeticamente, libera esse energia química na forma de energia luminosa.
A bioluminescência ocorre em diversos grupos de organismos, desde organismos metabolicamente mais simples como as bactérias e fungos, até em organismos complexos, como é o caso dos insetos.
Bibliografia
www.wikipedia.com.br
Livro: Química na abordagem do cotidiano Vol:1
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
Seguidores
Translate
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário