Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Explosão de Cores

Turma: 107

Componentes: Karlani Machado, Laís Ascari e Taynara Cristiane. 

Materiais: Um prato fundo e palito de dente.

Reagentes: Um pouco de leite, corantes de alimento de diversas cores e detergente.

Procedimentos: Coloque um pouco de leite em um prato fundo e deixe descansando alguns minutos para o que o leite esteja sem se mover no prato. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos e cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa, todas as cores separadas. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota). Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta, até que todas “explodam”. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. 


Bibliografia: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2009/12/experimentos-explosao-de-cores.html

PASTA DE DENTE DE ELEFANTE

Turma: 106

Componentes: Franco, Andrei, Fabricio

Nesta experiência de química clássica, conhecida como “Pasta de dente de elefante”, usa-se quatro substâncias:
- Água oxigenada concentrada
- Sabão ou detergente
- Corante
- Iodeto de potássio
Antes de fazer esta experiência, é importante usar luvas de borracha e óculos de proteção, pois a água oxigenada concentrada é muito irritante para a pele.
Mistura-se a água oxigenada com sabão e corante em um recipiente pequeno, de boca estreita. Não há regra fica para a quantidade de água oxigenada. Cerca de 40 ml são suficientes. Algumas gotas de sabão e de corante também bastam.

Depois, deve-se despejar uma colher de café de iodeto de potássio sobre a mistura, e uma grande espuma se formará de repente.



Video da experiencia: https://www.youtube.com/watch?v=PygjKCTcwqY

Titulação

Turma: 105

Componentes: Mayara Balardin e Vinicios sandi

*10 ml de amostra(sucos,água,...)
*100 ml de hidroxido de sodio (NaOh)
*5 gotas de indicador fenolftaleina
*1 ereenmeyer
*2 conta gotas
# Colocar amostra no ereenmeyer (10 ml), adicionamos 3-5 gotas de fenolftaleina e titular (pingar) NaOh até o aparecimento e persistencia dacor rosa, ao mesmo tempo movimentar o ereenmeyer em “circulos”.
*A mudança de cor ocorre por conta da mundança de Ph, de ácido para basico.
*Este metodo e utilizado para determininar a Acidez Total em vinhos brancos.



Bibliografia:
Luiz Pedro Giliolli, enólogo da vinícola Casa Giliolli.

LABIRINTO

Turma: 81

Nomes : Guilherme, Matheus e Vinicius

Como jogar: Esse labirinto consiste eu fazer as 2 substancias H20 e CO2 no copo na parte inferior do labirnto formando o ácido de carbono.


A lâmpada de lava

Turma: 105

Componentes: Ricardo e Giovani.

Materiais: Comprimido efervescente antiácido
                   Água
                   Óleo

Reagentes: Gás carbônico que reage com a água (H2O).

Procedimento


O segredo é misturar bastante óleo com um pouco de água. A água tem que estar tingida, para aparecer melhor. Depois de colocar tudo em um pote bem alto, para dar um efeito visual legal, basta jogar um comprimido efervescente na mistura.

O comprimido irá descer pelo óleo que ficará por cima porque é mais leve até alcançar a água, onde começará a soltar gás carbônico. A água irá "pegar uma carona" nesse gás, subindo como na lâmpada de lava.

Quando a água chega em cima , porém, o gás é liberado, e ela volta lá para baixo , provocando uma espécie de chuva dentro do óleo.




Bibliografia: http://www.manualdomundo.com.br/2011/06/a-quase-lampada-de-lava/

acetona com isopor

Turma: 106

 Nomes: Anaís Biazus Ulian e Bruna Siqueira da Silva

Reagente: Acetona pura
 Procedimento: Essa experiência tem como objetivo mostrar a reação que o isopor tem quando entra em contado com a acetona pura. Quando colocamos um pedaço isopor de 1m de comprimento por 10cm de largura dentro de um pote com uma quantia mínima de acetona, é possível liberar todo o ar que está aprisionado dentro dele, fazendo com que sua estrutura rígida se transforme em uma "meleca". O isopor é um tipo de plástico que é composto essencialmente de ar e poliestireno. Quando fabricado, o material é misturado a um solvente que, quando submetido a altas temperaturas, se expande e faz com que o ar ocupe seu interior. Sendo assim o que a acetona faz é liberar o ar preso no isopor, restando apenas os resíduos de poliestireno.
Obs: A experiência química só funciona se for utilizada a acetona pura, comprada em uma loja de química, não será possível efetua-la com resultado correto se for utilizada a acetona comum comprada em farmácias, etc.





Charada

Turma: 81

Alunos (as): Gabriela Martins da Costa, Kétlin Branchini e Mariana Carlin
Nosso jogo escolhido é a charada, que constitui de perguntas com alternativas, que visa acertar a pergunta corretamente.
O objetivo principal do jogo é o grupo tentar acertar o máximo de perguntas estabelecidas daquele determinado tempo assim estabelecendo o grupo vencedor.


SERPENTE DO FARAÓ

TURMA: 107

COMPONENTES: Laís Pires da Cruz e Rochele Pagnussat.

MATERIAIS: açúcar, bicarbonato de sódio, álcool, areia, um palito de fósforo, uma garrafa pet, uma forma de alumínio e um liquidificador.

PROCEDIMENTO: vamos pegar uma colher de bicarbonato de sódio e quatro colheres de açúcar e vamos por no liquidificador, em seguida, bater até misturar bem. Agora vamos cortar o bico da garrafa pet, então viramos o bico dela para baixo, sem a tampa e já podemos por o bicarbonato de sódio e os açúcares misturados, em seguida, algumas gotinhas de álcool, misturando até ficar homogênea e vamos socando com algo que seja forte, ex: colher de fazer caipira com bastante força para que unte tudo, esperamos o álcool secar um pouquinho. Agora levantamos o bico da garrafa para empurrar o bicarbonato e o açúcar para baixo, vai formar uma pastilha, e ela será o ingrediente mais importante da Serpente do Faraó.

Vamos por a areia na forma, a areia é importante porque ajuda a segurar o álcool e é nela que vamos por as pastilhas de bicarbonato e açúcar, agora vamos jogar mais um pouco de álcool na areia e colocamos as pastilhas em pé, deixando a maior parte dela para fora da areia. Em seguida, ascendemos o palito de fósforo e de longe chamar a Serpente do Faraó. 



BIBLIOGRAFIA: http://www.youtube.com/watch?v=UrpBMFauEME  

IDENTIFICANDO ÁCIDOS E BASES

Turma: 105

Componentes: Felipe, Luana e Pâmela

Materiais: 3 Copos, 1 colher, 1 jaro.

Reagentes: Soda Caústica, Vinagre, Bicarbonato de Sódio, Água e Repolho Roxo.


Procedimento: Pegar os 3 copos colocar um do lado do outro, em seguida colocar no primeiro copo 300ml de Água e um pouco de Soda Caústica (misturar), no segundo copo 150ml de Vinagre e no terceiro copo 300ml de Água e uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio (misturar), pegar o Chá de Repolho Roxo (já fervido) e colocar em cada um dos copos 100ml a 200ml de Chá de Repolho Roxo (já fervido) em cada um dos copos e esperar a transformação.



Bibliografia: http://www.manualdomundo.com.br/

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jogo de Cartas

TURMA: 8A SÉRIE

Alunas: Stéfani Tonet, Gabriele Rodrigues 

                Distribuir sete cartas para cada jogador vai existir três tipos de cartas: solido, liquido e gasoso. Conforme a carta que estiver na mesa para dar inicio ao jogo, se for solido em seguida o próximo jogador devera jogar liquido e o outro a carta escrito gasoso e assim repetidamente. Se o jogador não tiver a carta que se pede ele terá a chance de passar cinco vezes, quando acabar essas chances ele será eliminado do jogo. Vence quem ficar por ultimo.


O violeta que desaparece

Turma: 106

Nomes: Morgana Ziotti e Ediane Galiotto              

Materiais: Três copos

Reagentes:
 40 ml de água
 20 ml de vinagre incolor
20 ml de Água oxigenada de 10 volumes
Uma pílula de permanganato de Potássio

Procedimento:
Dissolva a pílula em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer.





Reação química:
Na hora que colocamos o permanganato de potássio (KMno4) na água ele se dissocia e forma os íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-­). Na hora que o íon de permanganato que é violeta se mistura com a água oxigenada e com o vinagre ele perde o seu oxigênio e vira um íon manganês (Mn2+) e esse íon é completamente transparente.
Agora se você colocar só a água oxigenada e não o vinagre, a cor mudará e ficará marrom. Isso acontece porque a água oxigenada com o permanganato de potássio formou o dióxido de manganês (MnO2); como o dióxido de manganês é marrom e não é solúvel na água se você deixar descansar essa solução, ela irá decantar.


Bibliografia: Manualdomundo.com.br 

LUVA INFLÁVEL

Turma: 105

Componentes do grupo: Rafael Devenz  e Deivid S. Souza

     Materiais:
Vinagre:                                        

Bicarbonato de sódio:

Luva:

Copo plástico:

Reagente: Bicarbonato de sódio

Procedimento: Ponha um pouco de vinagre no copo plástico após ponha bicarbonato de sódio na luva, ponha luva no buraco do copo plástico, logo após derrube o bicarbonato de sódio no vinagre isso fara a luva inflar apena com o gás liberado pela reação química.



  Bibliografia

Combustão Instantânea

Turma: 105

Componentes: Carolina Schiavon, Marinéia Charlico e Francine Venz

Manterias: permanganato de potássio 300mg
                      glicerina
                      papel toalha

Reagentes: glicerina (C3H5(OH)3) e permanganato de potássio (KMn04)

Procedimento
1º passo: moer no mínimo 300g de permanganato de potássio
2º passo: colocar o pó do permanganato de potássio no papel toalha
3º passo: colocar 1 ou 2 gotas de glicerina e esperar a reação.



Bibliografia

Experimento Explosão de Cores

Turma: 104

Nome: Matheus Barreto Espelocin

Material/Reagentes: Um prato fundo, com um pouco de leite, corantes de alimentos, um palito de dente, detergente de cozinha.
Procedimento: Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas parecem explodir!



Bibliografia: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2009/12/experimentos-explosao-de-cores.html

Leite com café

Turma: 104

Componentes: Iassana, Jennifer e Mariane

_Materias
*um copo
*cortiça (a parte de cima da rolha)
*leite frio
*café frio
*conta gotas


Procedimentos
-Primeiramente corte a parte de cima da rolha
-Pegue o copo e coloque o leite
-Depois coloque pouco à pouco o leite em cima da rolha com o conta gotas.




Bibliografia

Sangue do Diabo

Turma:107

Componentes: Murilo, Julio, Tiago

Materiais:
Copos ou Becker, Colheres e Vidrarias.

Reagentes:

Água, Álcool, Amoníaco e Fenolftaleína.

Para fazer a “poção mágica”, você vai precisar de:
Procedimento:
- Dois dedos de água em um copo.
- Um dedo de álcool em um copo.
- Uma colher (de sopa) de amoníaco.
- Uma colher (de açúcar) de fenolftaleína.
Misture a fenolftaleína com o álcool, mexendo bem. Depois jogue esse líquido na água, mexa novamente e acrescente amoníaco.
O líquido se tornará vermelho, pois a fenolftaleína muda de cor na presença de alguma substância básica (no caso, o amoníaco). Substâncias básicas são aquelas que reagem com os ácidos, neutralizando-os. Grosso modo, são “o contrário” dos ácidos.
Quando essa mistura vermelha é jogada sobre alguma superfície, a amônia presente no amoníaco desaparece, e a mistura deixa de ser básica, voltando a ser neutra. A fenolftaleína, que estava vermelha, volta a ser branca.
Antigamente, os comprimidos do laxante Lacto-Purga eram feitos de fenolftaleína, e esta experiência era bem mais popular. Hoje, essa substância tem que ser comprada em lojas de química ou em farmácias de manipulação.



Bibliografia:
http://www.manualdomundo.com.br/2011/08/sangue-do-diabo/

OVO NA GARRAFA

Turma : 104

Componentes: Amanda Machado , Angela Simioni e Eduarda Ganzer

Reagentes e Materiais necessários:
-Um ovo cozido descascado
-Uma garrafa de vidro com gargalo menor que o ovo
-Algodão
- Fosforos
-Álcool

Procedimento:

1-Molhe o algodão com um pouco de álcool.
2-Coloque o algodão dentro da garrafa de vidro.
3-Risque palitos de fósforos e jogue dentro da garrafa de vidro,ou, colocar uma pequena bola de algodão em chamas dentro do frasco, com a ajuda de uma pinça.
4-Tampe a boca da garrafa com o ovo cozido.

Mesmo o ovo sendo mais largo que a abertura do frasco, o ovo é introduzido  na garrafa sem se esmagar.
Isso acontece porque o algodão em chamas,faz com que aconteça a combustão do álcool consumindo parte do oxigênio presente na garrafa.O ar que não foi consumido se aquece e sai da garrafa,pois fica menos denso.
Quando colocamos o ovo na boca da garrafa,o gás inicia sua contração,á medida que a temperatura diminiu, a pressão que tem no interior do frasco baixa pra níveis inferiores. Nesse instante o ovo é forçado a entrar no frasco, pois a pressão fora da garrafa, a pressão atmosférica,é maior que a pressão que tem dentro da garrafa.E como consequencia a diferença  entre a pressão no exterior do frasco e no interior desde diminui.


 


Bibliografia

ACETONA DERRETE ISOPOR

Turma 104


Componentes: Kétlen Corso, Marcos Doro Maestro e Douglas Mattiollo

Materiais utilizados:
30 mL de acetona 
Béquer ou recipiente com capacidade para 100 mL 
Pedaços de isopor    


Procedimento:
1.         Coloque a acetona no recipiente, acrescente os pedaços de isopor e observe;
2.         Repare na velocidade em que o isopor se dissolve na acetona.

Explicação: Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Isso ocorre por que os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona. Sob a ação da acetona, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso o recipiente. Ao resfriar, o produto readquire o estado sólido. Os diversos objetos de isopor a que temos acesso são ( peças de uso doméstico, embalagens, etc) através do resfriamento após a moldagem. 



Referências:

Água Furiosa

Turma: 107
Componentes: Larissa Ribeiro e Natalia Giotti
Materiais: 1 béquer grande para água, 2 béqueres pequenos para dissolver, material para pegar a soda.
Reagentes: soda caustica, azul de metileno, água e glicose (no caso, usaremos açúcar).
Procedimento: dissolver a soda caustica e o açúcar em dois béqueres com água, em seguida misturar tudo, e acrescentar o azul de metileno.



Caça-palavras

Turma: 81

Nomes: Gustavo F. Souza e Rodrigo Rafael                                                                                                                                   
     Como jogar:
O jogador vai receber uma folha com um caça- palavra, onde deve encontrar todas as palavras espalhadas pelo tabuleiro tentando encontrar todas as palavras.

Objetivo do jogo: é encontrar todas as palavras propostas.


Jogo dos 7 erros


Turma: 8a série

Nome:Luana Pozzo,Fernanda Sozo,Carlos Forlin

Objetivo,achar os 7 erros dos estados,solido liquido e gasoso


Como fritar ovo sem usar fogo

Turma: 105

Componentes: Anderson e André Quadri

Materiais: 
-1 Ovo
-1 prato
-Álcool

Reagentes:
-álcool (faz o ovo fritar)

Procedimento:
-Quebre o ovo e coloque-o no prato.
-Logo em seguida jogue o álcool por cima do ovo.
-Espere alguns minutos e o ovo estará frito, porém, não pode ser comido.




Bibliografia: 
http://www.manualdomundo.com.br/2011/02/como-fritar-ovo-sem-usar-fogo/

Bolas de naftalina saltitantes

Turma: 107

Componentes: Renan Dutra e Aline Sirtolli

Materiais utilizados e reagentes:  
·         Bolas de naftalina.
·         Água.
·         Bicarbonato de sódio.
·         Vinagre.
·         Proveta grande (2 litros) ou um frasco de vidro alto.
Procedimento:
·         Colocar cerca de 10 a 20 ml de vinagre dentro da proveta (ou frasco).
·         Encher o recipiente com água, até cerca de 3 dedos do seu rebordo.
·         Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Dissolver.
·         Introduzir cerca de meia dúzia de bolas de naftalina dentro do recipiente.
·         Observar o que acontece.
·         Se quiseres, podes experimentar adicionar algumas gotas de corante.



Explicação:
O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar):

H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)

Essas bolhas de ar agarram-se às bolas de naftalina, actuando como bóias e deslocam as bolas de naftalina até à superfície.
As bolinhas ficam temporariamente a flutuar.
Algumas dessas bolhas de ar libertam-se à superfície, e sem a sua ajuda, as bolas de naftalina voltam a descer até ao fundo do recipiente.
Depois todo o processo se volta a repetir, até que o gás formado na reação entre o bicarbonato e o vinagre se esgote.

Se tiveres dúvidas, vê o vídeo apresentado abaixo, para perceberes como fazer a experiência.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

A água que muda de cor

Turma: 106

Componente: Chauana Bueno

Reagentes: Soda cáustica, bicarbonato de sódio, vinagre de álcool, água e chá de repolho roxo.
Procedimento: em três recipientes colocar água, vinagre de álcool em outro, água e soda cáustica em um terceiro, água e bicarbonato de sódio. Depois acrescentar em cada recipiente um pouco de chá de repolho roxo.


Jardim de Silicatos

 Turma: 106

Componente: Natália Fontana

Materiais:
§  Frasco transparente de boca larga (de vidro);
§  Bastão de vidro.

Reagentes:
§  Água (destilada, se possível);
§  Solução concentrada de silicato de sódio;
§  Cristais dos seguintes sais hidratados:
- Cloreto de ferro (III);
- Cloreto de cálcio;
- Sulfato de níquel;

Processo:
1.     Coloque a solução concentrada de silicato de sódio até metade do frasco;
2.     Complete o conteúdo do frasco com a água;
3.     Misture bem, usando o bastão de vidro;
4.     Adicione os maiores cristais de cada um dos sais encontrados.

Bibliografia:


O que acontece:
O efeito observado é resultado do fenômeno da osmose. Primeiramente, o silicato de sódio reage com os íons metálicos formando um precipitado gelatinoso. Esse precipitado fica ao redor dos cristais, funcionando como uma membrana semipermeável. Segundo o princípio da osmose, quando temos dois meios em contato por meio de uma membrana semipermeável, ocorre a passagem do solvente (na maioria das vezes é a água) para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada. No caso do experimento, a concentração do sal dentro da membrana é muito maior que a de fora. Assim, a água de fora atravessa a membrana, esticando-a e, por fim, ela é rompida. Com isso, o silicato de sódio tem novamente acesso ao sal, que reage novamente e forma ainda mais precipitado. É por isso que o jardim de silicatos vai crescendo.

Osmose:
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.